terça-feira, 18 de outubro de 2011

São Lucas, Evangelista


18 de outubro
Festa, cor: vermelha
Deus de misericórdia, que escolhestes são Lucas para revelar, com sua pregação e com seus escritos, o mistério da tua predileção pelos pobres, faze com que todas as comunidades cristãs perseverem em uma só alma e em um só coração, e que todos os povos vejam a tua salvação, Jesus Cristo, nosso Senhor, bendito pelos séculos dos séculos. Amém.
(Oração do Dia)

Padroeiro dos pintores e dos médicos. Lucas não era hebreu e sim gentio, como era chamado todo aquele que não professava a religião judaica. Não há dados precisos sobre a vida de Lucas, mas segundo a tradição, era natural da Antioquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria e que, na época, era um dos mais importantes centros da civilização helênica na Ásia Menor. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data exata do seu nascimento, assim como de sua morte.
Depois de sua conversão esteve a serviço de Paulo. O seu evangelho tem como tema fundamental a admissão de todos os povos à salvação.
Personalidade atrativa e distinta da dos demais evangelistas. Elaborou sua obra com afã de informação e de ordem, escrevendo as coisas desde o princípio. Acentua a sensibilidade e a compaixão de Jesus para com os pecadores e marginalizados. Há também retratos de mulheres que não aparecem em outros evangelhos. Maria, a Mãe de Jesus, Isabel, a viúva de Naim, a mulher pecadora, as mulheres de Jerusalém. Características suas são a descrição das atitudes do discípulo de Cristo, o amor ao próximo como sinônimo de serviço e a insistência na oração de Jesus.
Os Atos dos Apóstolos narram a difusão da mensagem e do mistério de Cristo, sob o poderoso influxo do Espírito Santo, por obra dos apóstolos, discípulos, diáconos e fiéis.
Lucas acompanhou Paulo a Jerusalém (At 21.18) e com ele viajou para Roma (At 21.1). E nesta cidade esteve com o Apóstolo durante a sua primeira prisão (Cl 4.14) e achava-se aí também durante o segundo encarceramento, precisamente pouco antes da morte de Paulo (2Tm 4.11). Uma tradição cristã apresenta-o pregando o Evangelho no sul da Europa. Outra tradição defende que ele foi o primeiro iconógrafo e que teria pintado a Virgem Maria, Pedro e Paulo.
Sua veneração é feita pelas Igrejas: Católicas, Ortodoxa, Anglicana, Luterana e algumas Igrejas Protestantes. Seu templo principal está em Pádua na Itália.
Fontes:
CONIC. CNBB. A Bíblia – Tradução Ecumênica. São Paulo. Ed. Loyola; Paulinas. Reedição, março de 2002
GUIMARÃES, Marcelo. Dia do Senhor: guia para as celebrações das comunidades: santoral. São Paulo: Ed. Paulinas; Apostolado Litúrgico, 2005.
SANTIDRIÁN, Pedro R., ASTRUGA, M. del Carmen. Dicionário dos Santos. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2004
http://hyeros.bravehost.com/ Acessado em 18/10/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário