sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nossa Senhora do Rosário


At 1, 12-14 / Lc 1 / Lc 1, 26-38 – Memória , cor: branca
Derrama , ó Deus de bondade a tua graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz à glória da ressurreição.
Por Cristo, nosso Senhor! Amém.
(Oração do Dia)

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja, São Beda, o Venerável (séculos VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.
Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão. Esta memória Mariana de origem devocional, inicialmente chamada de Santa Maria da Vitória, celebra a libertação dos cristãos e cristãs dos ataques dos turcos na batalha naval de Lepanto. Em 1572 o Papa Pio V instituiuNossa Senhora da Vitóriacomo uma festa litúrgica para comemorar esta luta.
A vitória foi atribuida a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa. Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração paraFesta do Santo Rosárioe esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. Após as reformas do Concílio Vaticano II a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. É uma festa  venerada apenas pela Igreja Católica.
Os cristãos e cristãs, seguindo o exemplo dos vassalos que ofereciam a seus soberanos coroas de flores, adotaram esse costume em honra a Maria, oferecendo-lhe a tríplicecoroa de rosas”, que lembra sua alegria, suas dores e sua glória pelo fato de participar nos mistérios da vida de Jesus.

Fontes:
GUIMARÃES, Marcelo. Dia do Senhor: guia para as celebrações das comunidades: santoral. São Paulo: Ed. Paulinas; Apostolado Litúrgico, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário