segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Santa Teresa de Jesus


Virgem e doutora da Igreja
15 de outubro
(1515-1582)

            Teresa de Cepeda y Ahumada, nasceu em Ávila, cidade da Espanha em 28 de março de 1.515.  Veio de uma família de 12 irmãos e irmãs, sendo 3 filhos do primeiro casamento de seu pai e nove do segundo, no qual Teresa nasceu. Todas as crianças gostavam muito de ler e Teresa e seu irmão Rodrigo gostavam mais especificamente de ler a vida dos santos. Tinham curiosidade em saber como era a vida daqueles que oferecem sua vida por amor a Cristo.
Entrou para o Carmelo e com 20 anos fez os três juramentos: de castidade, pobreza e obediência, passando a pertencer à Comunidade Irmãs das Carmelitas.
            Santa Teresa de Jesus marcou época por seus talentos pessoais, mas, sobretudo por sua vida de oração. Seus escritos são de uma simplicidade narrativa. Sua linguagem é direta e convoca aqueles que a lêem a iniciarem-se no caminho da oração cristã.
            Num de seus escritos Teresa diz: “Eu vi um ano vindo de Deus com uma espada de ouro que queimou em brasa como um carvão em brasa e, dirigiu a espada em seu coração. A partir desse momento eu senti em minha alma o maior amor de Deus”. Esta foi a transverbação.
            Transverbação é a manifestação da força do amor de Deus....  Graça extraordinária recebida por Santa Teresa de Jesus no cumprimento do eterno fogo de amor que abrasou o seu coração....  Por ocasião de sua morte, ao se fazer a autópsia no seu corpo foi encontrado em seu coração uma cicatriz longa e profunda.
            Teresa morreu em 4 de outubro de 1582 e foi enterrada no dia seguinte, 5 de outubro (?)... não em 15 de outubro, mesmo. Coisa estranha... não. Coincidentemente naquele dia entrou em vigor a mudança que o Papa Gregório XVII acrescentou ao calendário para corrigir um erro de cálculo que já se arrastava há anos, ou seja, 10 dias. Assim foi criado o calendário que até hoje usamos – Calendário Gregoriano – oriundo das diversas reformas do calendário Juliano, oficial do império romano, por muitos séculos.
            A oração mais famosa atribuída à Santa Teresa de Jesus é:
            Nada te pertube, nada te assuste, tudo passa.
            Deus, porém, não muda; com a paciência tudo se alcança.
            Quem a Deus possui, nada lhe falta só Deus basta.
Fonte:
http://asoscomoso.blogspot.com/p/carmelo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário