sexta-feira, 30 de setembro de 2011

São Jerônimo - Presbítero, Doutor – Memória – 30 de setembro


2Tm 3,14-17 / Sl 118 (119) 9 e 10.11 e 12.13 e 14 / Mt 13, 47-52 – Memória, cor: branca
Deus de nossos pais e mães, deste a Jerônimo a graça de pesquisar com sabedoria a santa Escritura e de saborear a doçura da Tua Palavra. Concede-nos que saibamos escutar, meditar e contemplar este alimento cotidiano em nossa caminhada para o teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor! Amém.
(Oração do Dia)

Hoje celebramos a memória de são Jerônimo, o patrono dos biblistas, presbítero e doutor da Igreja, na páscoa de Cristo Jesus. Nascido em Strídon, por volta do ano 340 anos, abraçou a vida ascética, depois partiu para o Oriente e foi ordenado sacerdote. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso.
Nesta época começou a revisão das traduções latinas da Sagrada Escritura e promoveu a vida monástica. Mais tarde estabeleceu-se em Belém, na Judéia, cidade na qual, por 35 anos viveu em oração, penitência, estudo e animação de comunidades monásticas. Morrendo nesta cidade no ano 420.
São Jerônimo é padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores e também patrono das secretárias (os). Na igreja ocidental celebra-se são Jerônimo em 30 de setembro e na igreja oriental em 15 de junho. Sua veneração é realizada na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa, na Comunhão Anglicana, na Igreja Luterana e na Ortodoxia Oriental.
São Jerônimo sempre enfatizou a importância de se respeitar a ordem das palavras das Sagradas Escrituras e sua originalidade. O respeito e seu amor pelas Escrituras foi o que animou sua vida.
Fontes:
CONIC. CNBB. A Bíblia – Tradução Ecumênica. São Paulo. Ed. Loyola; Paulinas. Reedição, março de 2002
GUIMARÃES, Marcelo. Dia do Senhor: guia para as celebrações das comunidades: santoral. São Paulo: Ed. Paulinas; Apostolado Litúrgico, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário