quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Miguel, Gabriel e Rafael – Arcanjos – 29 de setembro


Dn 7, 9-10.13-14 ou Ap 12, 7-12ª / Sl 137 (138), 1-2a.2bc-3.4-5 / Jo 1, 47-51 – Festa, cor: branca
Deus de amor, que chamas os anjos e os humanos a cooperarem em teu desígnio de salvação, concede a nós, peregrinos nesta terra, a sua constante proteção, para que possamos viver sempre no teu santo serviço. Por Cristo, nosso Senhor!Amém.
(Oração do Dia)

Celebramos neste dia os grandes mensageiros de Deus, os Arcanjos: são Miguel – semelhança de Deus, são Gabriel – homem de Deus e são Rafael – cura de Deus.
  • Miguel é lembrado no livro de Daniel como protetor particular do povo eleito: “O Príncipe do reino da Pérsia se opôs a mim durante vinte e um dias, mas eis que Mikael, um dos Príncipes da primeira ordem, veio em meu socorro, e eu permaneci junto aos reis da Pérsia(Dn 10, 13). Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento. Padroeiro da Igreja Católica.
  • Gabriel apresentou-se a Zacarias como “aquele que está diante de Deus”: “Zacarias disse ao anjo: ‘De que modo o saberei? Pois eu sou velho e minha mulher é avançada em idade’. O anjo lhe responde: ‘Eu sou Gabriel que permaneço diante de Deus. Fui enviado para te falar e te anunciar esta boa nova. ’” (Lc 1, 18-19) Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores do correio, o portador das notícias.
  • Rafael aparece no livro de Tobias como portador da salvação. Foi o único que habitou entre nós. É padroeiro dos cegos, dos médicos e dos sacerdotes. “Quando não hesitaste em levantar-te e deixar o teu jantar para ir sepultar o morto, neste momento eu fui enviado a ti para pôr-te à prova. Mas ao mesmo tempo Deus enviou-me para curar-te, bem como a Sara, tua nora. Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença.” (Tb 12, 13-15)

Fontes:
CONIC. CNBB. A Bíblia – Tradução Ecumênica. São Paulo. Ed. Loyola; Paulinas. Reedição, março de 2002
GUIMARÃES, Marcelo. Dia do Senhor: guia para as celebrações das comunidades: santoral. São Paulo: Ed. Paulinas; Apostolado Litúrgico, p. 242-3, 2005.

2 comentários:

  1. Isso sim, é uma pessoa com embasamento teológico, litúrgico e repleta de fé!
    Parabéns Maria Izabel.
    Sem comentários!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, você passando para nós a maiores riquezas de DEUS e nós como sempre deixando de prestar atenção.
    E você Maria Izabel, como um dos anjos de DEUS sempre com a maior boa vontade e sem cansaço, nos presenteia com estas riquezas, sem medir esforços e com muito amor.
    Nós, só temos que agradecer por ter você perto e pedir a DEUS que continue a abençoar e iluminar ainda mais seus caminhos.
    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir