terça-feira, 21 de abril de 2015

ASCENSÃO DO SENHOR.

Solenidade da Ascensão do Senhor.

Cor: Branco.
Celebrada, no Brasil, no 7º domingo da Páscoa, portanto, sua data é móvel.
Esta solenidade tem orações, leituras e cantos próprios.

Leituras:
At 1, 1,11
Sl 46 (47) , 2-3.6-7.8-9 (R/.6)
Ef 1,17-23 ou facultativas (ano B): Ef 4, 1-13 ou a escolha para o ano C: Hb 9, 24-28: 10, 19-23.
Ano A: Mt 28, 16-20 / Ano B: Mc 16, 15-20 / Ano C: Lc 24, 46-53

Sentido da liturgia:
A ascensão do Cristo é a nossa ascensão: já que o Corpo é convidado a elevar-se até a glória em que o precedeu a cabeça, vamos cantar nossa alegria, expandir em ação de graças todo o nosso júbilo. Hoje, não apenas conquistamos o paraíso, mas, no Cristo, penetramos nos mais altos céus” (são Leão Magno).

A divina liturgia da celebração do mistério de Cristo Jesus na solenidade da Ascensão do Senhor. Com esta celebração entramos no sentido mais profundo da sua ressurreição e da missão que ele nos confiou. Cristo Jesus exaltado, feito Senhor e Primogênito dos irmãos e irmãs, é a garantia da promessa que esperamos.
Cristo Jesus foi elevado aos céus por entre aclamações. O Pai o associou definitivamente à sua vida, ao seu poder sobre as pessoas e sobre o mundo.
E na solenidade da Ascensão do Senhor fazemos, também, a comunhão com todas as Igrejas cristãs do mundo, com o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Oração da comunidade:
Olhai, Senhor, por Vossa Igreja, corpo místico de Cristo, para que possa continuar fielmente no mundo, a missão de salvação de sua Cabeça, e dê testemunho luminoso da glória que nos espera.

Iluminai, Senhor os bispos, os padres, os pastores e todas as pessoas que dedicam sua vida à evangelização para que vivam e promovam a unidade entre os cristãos e cristãs e, na construção da paz no mundo.

Ajudai-nos, Senhor a perseverar no testemunho de vossa presença ante nossos irmãos e irmãs até o fim dos tempos.

Senhor, que a luz do Espírito Santo ilumine nossa comunidade paroquial para se preparar de maneira ativa e frutuosa para a festa de Pentecostes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário