sábado, 10 de setembro de 2011

Celebração Eucarística em Ação de Graças a Dna. Maria

         Na tarde de hoje (15h) participei de uma celebração Eucarística em Ação de Graças à Dna. Maria, uma paroquiana da Paróquia de Sant'Ana de Itaquera/SP, que completou 92 anos. Nosso pároco, Pe. Olavo, em visita à sua casa, no começo do ano, sugeriu a Dna. Maria esta celebração em sua casa junto da família, desde então ela aguardou por este dia – 10 de setembro.
         Em reunião previamente combinada uma das netas e uma das filhas de Dna. Maria, juntamente comigo preparamos esta celebração. Escolhemos a leitura, o salmo e o evangelho. Tudo de acordo com o Santoral, para Missas de Diversas Circunstâncias – Ação de Graças (39) e, de acordo com a história de vida e Dna. Maria
         Os cantos também foram apropriados e dentro do que a família conhece de sua vivência de igreja. Estando nós no Tempo Comum do ano litúrgico ficou mais fácil de escolher estes cantos.
         No início da celebração, após o Rito Inicial, fizemos a Recordação da Vida, onde um dos filhos e uma das filhas relatou a vivência da mãe nestes seus 92 anos, na visão dos filhos (Dna. Maria tem 11 filhos vivos).
         Dna. Maria também falou de sua vivência, de suas dores, de seus sacrifícios e alegrias principalmente pelos filhos que tem.
         Foi tudo muito prazeroso.
         A celebração Eucarística foi em duas espécies, sendo pães ázimos feito por uma das ministras da distribuição da comunhão que normalmente vem trazer comunhão à Dna. Maria, pois ela não consegue mais ir às missas.
         Para o sentido da celebração, logo após a recordação da vida, preparei o seguinte texto:

“A vida é o valor mais importante que temos. Das próprias raízes do ser humano surge um valor que nos impele a desejar a vida, a amá-la, a cuidar dela, a aceitá-la.
Nossa vida é tão importante que o núcleo da revelação cristã é o anúncio da salvação, como vida oferecida ao ser humano.
Deus, no entanto, não oferece outra vida diferente da nossa, mas no garante a salvação da nossa própria vida.
Tudo é graça de Deus!

Quem puder propiciar uma celebração como esta a um idoso (a) de sua família verá o quanto será benéfico para este (a) e para toda a família, como foi para família de Dna. Maria. Foi uma ótima vivência para mim... tudo simples e tudo belo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário